Oferecimento:
logo
Cedida
Example news
Empregados também terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial de trabalhador resgatado.

Investigação

23/11/2022

Fiscais do trabalho resgatam 30 trabalhadores em situação análoga à escravidão no RN

Fiscais do trabalho resgataram 30 trabalhadores em condições análoga à escravidão próximo ao município de Mossoró, no Oeste potiguar. O resgate foi feito através de uma operação, iniciada no dia 15 de novembro, pelo grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), coordenado por auditores-fiscais do trabalho da Secretaria de Inspeção (SIT).

Segundo o GEFM, foram verificados dez estabelecimentos, em quatro deles foram constatados operários em situação análoga à escravidão. Eles não possuíam direitos trabalhistas, nem mesmo locais adequados para dormir, se alimentar ou acesso a banheiros.

Do total de 30 trabalhadores resgatados, 20 foram encontrados em áreas de carnaúba, em Upanema, 4 na área de uma pedreira, em Felipe Guerra, e 6 em uma salina, em Grossos.

Segundo a auditora-fsical do Trabalho, Gislene Stacholski, os responsáveis pelos operários tiveram que providenciar transporte para que eles retornassem às suas casas, e pagar cerca de R$ 70 mil referentes aos direitos trabalhistas das vítimas. Esses pagamentos foram concluídos hoje (23).

Os empregados também terão direito a três parcelas de seguro-desemprego especial de trabalhador resgatado e foram encaminhados aos órgãos municipais de assistência social de suas cidades, para atendimento prioritário.

Videocast

Podcast