Oferecimento:
logo
Agência Brasil/EBC
Example news
19% dos bares e restaurantes continuam trabalhando com prejuízo, o que se deve a dívidas, custo de folha e inflação.

Economia

14/02/2023

Faturamento de bares e restaurantes cresce, mas muitos ainda sofrem para ter lucro, diz Abrasel

De acordo com a mais recente pesquisa da Abrasel, que ouviu 1748 empreendedores em todo o país, o faturamento do setor de bares e restaurantes registrou crescimento em 2022. Quase dois terços das empresas (59%) apresentaram aumento em relação a dezembro de 2021, enquanto 20% tiveram desempenho inferior e 15% ficaram estáveis.

No entanto, 19% das empresas continuam trabalhando com prejuízo, o que se deve a dívidas, custo de folha e inflação (outras 47% tiveram lucro e 34% ficaram em equilíbrio, todos números estáveis em relação à última pesquisa, em outubro de 2022).

A pesquisa também apontou que 44% dos empresários afirmam ter tido um faturamento maior do que a inflação em 2022. Já 66% esperam um aumento do faturamento em 2023 acima da projeção de inflação de 5,36%. Quanto ao reajuste de preços, 40% dos entrevistados estão ajustando conforme a média da inflação, enquanto 27% fizeram ajustes abaixo do índice.

A pesquisa mostrou que 70% das empresas têm hoje empréstimos contratados, com inadimplência de 23% entre aqueles que tomaram dinheiro de linhas regulares e de 13% entre aqueles que aderiram ao Pronampe. O endividamento é alto, com 38% dos entrevistados afirmando ter pagamentos em atraso, sendo 80% devendo impostos federais, 48% impostos estaduais, 33% encargos trabalhistas e 25% dívidas atrasadas com fornecedores.

“O movimento voltou e com ele o faturamento, graças ao fim das restrições. No entanto, o número de empresas trabalhando com prejuízo ainda é alto, o que se reflete em atrasos nos pagamentos, principalmente de impostos e encargos. É preciso atenção a este ponto, pois dificulta para muitos manter o negócio aberto. E também coloca um freio em planos de investimento e expansão, mesmo num momento de alta na demanda”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Videocast

Podcast