Oferecimento:
logo
Example news

Opinião

01/09/2022

Fábio Dantas e Styvenson protagonizaram um papelão no encontro do Marcco

Não poderia ter sido desastrosa a participação de Fábio Dantas (SDD) e Styvenson Valentim (Podemos) no evento promovido pelo Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco) com o intuito de assegurar o compromisso de candidatos a governador com medidas de transparência e de bom dos recursos públicos.

Como já amplamente noticiado, os dois postulantes compareceram tendo inteira ciência do teor da carta propositiva do Marcco e das regras do encontro. Principalmente, a de que nenhum candidato teria direito a fala e a nenhum tipo de intervenção. 

Seria aceitável qualquer um dos nove concorrentes ao Governo discordar das regras ou mesmo achar que elas são parciais para favorecer uma ou outra candidatura. Até mesmo não atender ao convite da entidade, como fez, aliás, Rodrigo Vieira (DC), o único ausente dentre os nove. Ou, ainda, expor suas discordâncias em seus perfis nas redes sociais, entrevistas ou na propaganda eleitoral. Não faltam espaços para que os candidatos manifestem seus pensamentos sobre os temas que queiram abordar.

Qualquer uma dessas hipóteses seria legítima. Difícil de aceitar é a cena que Fábio e Styvenson protagonizaram. Ambos nomes respeitáveis do atual quadro eleitoral do Estado, portaram-se como membros de centro estudantil. Com todo o respeito aos estudantes, citados aqui mais pela inexperiência e pelo voluntarismo próprios da faixa etária.

Até dá para especular que os candidatos do Solidariedade e do Podemos resolveram se comportar da maneira que fizeram, com o propósito de gerar burburinho na mídia e entre seus militantes. Se assim aconteceu, deram demonstração de pequenez. Se contar o resultado limitado da ação.

A imagem que ficou além das suas bolhas, para o restante da sociedade, é a de que cederam à tentação unicamente de criar tumulto para chamar a atenção. 

Até conseguiram certa evidência. Mas por terem feito um papelão.

Por outro lado

O episódio chamou a atenção também para a atuação do Marcco em si. O movimento já foi bem mais participativo nas questões relacionadas ao trato da coisa pública no Estado. Anda, digamos assim, bem mais tímido e retraído nos últimos anos. Integrado por instituições respeitáveis, sobretudo da área jurídica, o Marcco precisa estar mais presente no acompanhamento de projetos e da aplicação de financiamentos do Poder Público. 

A César o que é de César

Fábio Dantas e Styvenson também fizeram críticas sobre esse afastamento do Marcco de suas intenções originais. Nestas em específico, os dois têm razão.

Seguindo o roteiro

Ainda sobre o governadorável do Podemos, ele participou segunda-feira passada da sabatina que a Fecomércio vem promovendo, alternadamente, com os principais nomes da disputa pelo Governo. Pediu antes para reagendar a data proposta para ele, alegando dificuldade de agenda. No fim, acabou confirmando sua participação. E a fez dentro do script, falando o que os empresários queriam ouvir, praticamente reproduzindo os pontos contidos na carta propositiva que a Federação entregou aos candidatos e que está disponível em seu site oficial há quase um mês, desde o dia 8 de agosto. 

Mais pesquisas

Até o início da tarde desta quinta (1), havia quatro novas pesquisas para serem divulgadas até a próxima segunda-feira (5), sobre o quadro eleitoral no Rio Grande do Norte, com intenções de votos para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Começando pela realizada pelo instituto Agora Sei, que a 96 FM já anunciou que divulgará no início da noite de hoje.

Outros números

Para esta sexta-feira (2), está prevista a divulgação da pesquisa contratada pela 94 FM junto ao instituto Item. Na próxima segunda (5), haverá mais dois levantamentos cujos resultados poderão ser publicizados: o da Seta, contratado pela Band RN, e o do instituto Brâmane, cuja série vem sendo divulgada pelo Meio Dia RN, programa da 96 FM apresentado por Bruno Giovanni. 

Debate

Desta vez, os holofotes serão para os candidatos ao Senado. A Band RN vai realizar nesta sexta-feira (2), às 12h30, um debate ao vivo com os cinco postulantes cujos partidos possuem representatividade no Congresso Nacional. Estarão frente a frente Carlos Eduardo (PDT), Freitas Júnior (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos), Rafael Motta (PSB) e Rogério Marinho (PL). 

Bolso aliviado

A Petrobras anuncia mais uma redução no preço da gasolina para esta sexta-feira. Ótima notícia para os consumidores. A esperar que, no futuro próximo, o preço não retorne mais aos níveis proibitivos de um mês atrás. E que esta oscilação de valores, agora para baixo, não seja apenas um efeito das eleições.

Sal grosso

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou logo cedo, nesta quinta, a Operação Banner. No foco, um esquema de desvios de recursos públicos em Macau. O presidente da Câmara Municipal, Givagno Patrese, foi preso e afastado do cargo por 90 dias. Um empresário suspeito de participação nas fraudes também foi preso temporariamente. Não teve o nome divulgado pelo MPRN.

Estresse no trânsito

A Prefeitura de Natal vai receber a imprensa na STTU nesta sexta-feira (2), às 10 horas, para uma entrevista coletiva, em que vai esclarecer as ações e o cronograma da obra de revitalização da avenida Felizardo Moura. A importante via de ligação da Zona Norte com outras regiões da cidade passará por obras que vão gerar muito impacto no trânsito nos próximos meses. Motoristas que transitam na região precisam preparar os nervos.

Videocast

Podcast