Oferecimento:
logo
Divulgação/Redes Sociais
Example news
Ação visa ultrapassar a cláusula de barreira para ter acesso aos fundos eleitoral e partidário. Políticos aguardam detalhes da fusão.

Política

18/10/2022

Executiva Nacional do Solidariedade aprova incorporação do PROS para ter acesso ao fundo eleitoral

Os partidos políticos que não alcançaram a cláusula de barreira nas eleições deste ano estudam fusão ou incorporação para não perderem direito aos fundos partidário e eleitoral. Para ter direito aos recursos, as siglas precisam de pelo menos 2% dos votos válidos nacionais, e 1% dos válidos em pelo menos nove estados.

A incorporação que terá reflexo no Rio Grande do Norte é entre o Solidariedade e o PROS. De acordo com o deputado Kelps Lima, a Executiva Nacional do Solidariedade já provou a incorporação, mas ainda falta discutir alguns detalhes.

Atualmente, o PROS no RN conta apenas com a senadora Zenaide Maia, cujo mandato vai até 2027. Já o Solidariedade tem o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e quatro vereadores na mesma cidade, além de três deputados estaduais.

No pleito deste ano, ocorrido no último dia 2 de outubro, o PROS elegeu três deputados federais e o Solidariedade quatro deputados, mas ainda ficam abaixo do mínimo para superar a cláusula de barreira. 

Com informações da TN

Videocast

Podcast