Um dos principais cartões postais de Natal, o Morro do Careca, situado na Praia de Ponta Negra, está ameaçado a reduzir de tamanho devido ao avanço do mar. A informação é do portal da Tribuna do Norte, em reportagem de Cláudio Oliveira.
De acordo com pesquisadores da UFRN, essa ameaça pode ser solucionada através da execução da engorda da praia de Ponta Negra, prevista apenas para 2023. O projeto deve afastar as ondas do morro que atualmente removem a areia do local.
Segundo o Professor de Geografia da UFRN e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Túlio Mendonça Diniz, “a base do morro tem uma pequena falésia que está sendo atacada pelas ondas, num processo de solapamento, quando a falésia não resiste à energia das ondas e o morro desaba junto com a pequena falésia”, explicou.
Engorda de Ponta Negra
Obra deve alargar a faixa de areia com até 50 metros na maré cheia e até 100 metros com a maré seca. A execução, no entanto, só deve ocorrer no próximo ano. Só esta parte tem orçamento de R$ 75 milhões. Para a engorda, será preciso também executar o enrocamento, porém ambos os projetos ainda dependem de licenças ambientais do Idema.
Com informações da TN
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados