Oferecimento:
logo
SENAI
Example news
Objetivo da interação, de acordo com a supervisora pedagógica, Eliana Maria, é descontrair e incentivar a alegria para os envolvidos.

Economia

23/02/2023

Em Santa Cruz, SENAI aposta em dinâmicas para estimular a cooperação e alegrar o ambiente

Estimular a união, cooperação e felicidade. Esse é o objetivo da supervisora pedagógica Eliana Maria do Centro de Educação em Tecnologias Aluísio Bezerra (SENAI CETAB), um dos cinco centros de educação e tecnologias do SENAI no estado. Para isso, ela lança mão de muita animação, música, dança e atividades lúdicas para os alunos e professores dos cursos oferecidos no Centro, localizado na cidade de Santa Cruz.

Sobre a dinâmica, a supervisora pedagógica do SENAI Santa Cruz explica que, “na sala de aula, muitas vezes encontra alunos que têm vergonha até de dizer o próprio nome”. “Então fizemos um exercício para quebrar o gelo que pode ser facilmente replicado”, completa ela.

Essa prática de “quebrar o gelo”, como ela identifica, foi apresentada aos instrutores e pedagogos do SENAI-RN durante a Jornada Pedagógica de Educação Profissional e Tecnológica 2023.

 Para iniciar a atividade com leveza e desenvoltura, a pedagoga coloca o corpo docente para dançar no auditório. Em seguida, divide os professores em três grupos com a missão de ordenar as palavras que formam o propósito, a visão e a política de qualidade do SENAI.

Em outro momento, distribui um kit com elementos lúdicos, como pirulitos, bexigas de ar e barbantes para desenvolver as atividades seguintes. Primeiro, a ligação dos barbantes de cada participante, para demonstrar a importância da união e de laços firmes entre o corpo docente. Depois, os instrutores enchem as bexigas infláveis para mantê-las flutuando enquanto caminham pelo local.

O objetivo da interação, de acordo com Eliane, é descontrair e incentivar a alegria. “Sempre passo para os professores do CETAB que temos que ter alegria e todos os dias estarmos com o objetivo de sermos felizes, para fazermos as outras pessoas felizes”, afirma a pedagoga. “A felicidade cura e transforma, é contagiante”, completa.

A Jornada Pedagógica de Educação Profissional e Tecnológica 2023, realizada pelo SENAI no Rio Grande do Norte, reuniu de forma inédita, a partir desta edição, as equipes que atuam em todas as escolas do SENAI no estado.

Para a diretora do SENAI CETAB, Luciene de Pontes, a Jornada “foi fantástica e enriquecedora, considero uma luz que pode iluminar todo o ano de 2023”. “Foi um evento que deixou marcas positivas que, com certeza, serão levadas para os laboratórios e salas de aula do SENAI CETAB”, acrescenta.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – é uma entidade organizada e administrada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nacionalmente, o SENAI está consolidado como o maior complexo de educação profissional da América Latina, cujos resultados são expressos através de números e de sua capacidade de adequar-se às demandas técnicas e tecnológicas do mundo moderno. A sua expressiva infraestrutura na área tecnológica, constitui-se como diferencial competitivo para realizar serviços educacionais, técnicos e tecnológicos.

No Rio Grande do Norte, o SENAI foi criado em 1953, como resultado das necessidades de formação de pessoas qualificadas para atender a indústria, e os cursos eram realizados nas instalações da antiga Escola Industrial de Natal. Ao longo de sua existência o SENAI-RN vem desenvolvendo ações pautadas em objetivos estrategicamente definidos para atender a evolução da indústria do Rio Grande do Norte, visando contribuir para o aumento da qualidade e produtividade das empresas industriais.

Jornada Pedagógica

Na edição deste ano, a Jornada Pedagógica foi realizada no Hub de Inovação e tecnologia do SENAI-RN, em Natal, complexo que sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e as escolas do SENAI em Natal: o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI/CTGAS-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para as indústrias de energia e do gás, além de centro de excelência nacional para soluções de educação que estão em desenvolvimento com a Alemanha para o hidrogênio verde – o SENAI/Clóvis Motta, voltado à formação profissional e outros serviços nas áreas de moda e alimentos, e o SENAI/Flávio Azevedo, focado no setor da construção civil.

O evento reuniu 111 participantes de Natal, Mossoró e Santa Cruz, municípios onde estão localizadas as escolas do SENAI no estado. A programação contou com apresentações dos analistas de Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SENAI, Hugo Nakatani e Nelson Massaia. O primeiro dia também contou com aula de ginástica laboral para a equipe, promovida pelo SESI, instituição que, assim como o SENAI, faz parte do Sistema FIERN.

No dia seguinte, além da apresentação das boas práticas exercidas nas unidades de educação, os instrutores e pedagogos puderam conhecer as instalações do HIT, incluindo os laboratórios de áreas como energia solar, sustentabilidade, soldagem e educação profissional em segurança do trabalho.

Videocast

Podcast