A EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, e a Vestas, empresa líder na fabricação, venda, instalação e manutenção de aerogeradores, concluíram, ontem (15), o primeiro programa de qualificação profissional conjunto no Brasil.
A iniciativa, chamada “Keep it Local”, foi realizada no Rio Grande do Norte, em parceria com o SENAI-RN, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, e formou 25 pessoas para poderem operar e manter parques eólicos. Mais de 50% dos participantes eram mulheres, um passo importante no caminho para a igualdade de gênero no setor elétrico.
Esta formação foi realizada de forma gratuita. Tanto a EDPR como a Vestas confirmam que têm planos para realizar uma nova edição no estado, com mais oportunidades de qualificação no próximo ano.
Impulso
O principal objetivo do Keep it Local é evitar o despovoamento na região e impulsionar a empregabilidade nas zonas rurais, num setor com crescente representatividade no país e cada vez com maior importância na matriz energética brasileira.
O Rio Grande do Norte é o estado que lidera a produção de energia eólica em terra a nível nacional e concentra por isso parte dos investimentos das duas empresas no Brasil.
“O setor das energias renováveis não é apenas fundamental na luta contra as alterações climáticas. É também uma fonte de emprego local sustentável que contribui para o enriquecimento das zonas rurais. É por isso que estamos orgulhosos de que o programa Keep it Local esteja a alcançar este impacto e adesão da população local”, comenta Duarte Bello, COO da EDP Renováveis para a Europa e América Latina. “Na EDP Renováveis, temos um compromisso muito forte com as comunidades locais das áreas onde operamos. Nos últimos cinco anos, no Brasil, investimos cerca de R$ 13 milhões em projetos sociais, beneficiando assim mais de 20 mil habitantes das localidades próximas dos nossos parques”.
O presidente da Vestas para a América Latina, Eduardo Ricotta, também comentou a importância da iniciativa, que, nesta primeira edição, contou com a participação de colaboradores da empresa em algumas disciplinas e foi complementada por uma visita da turma ao Centro de Serviço e Treinamento em Parnamirim. “A Vestas acredita na educação como base do trabalho atual e futuro. O curso ministrado por meio do programa Keep it local permite que jovens do Rio Grande do Norte se preparem para atuar no setor eólico, levando conhecimento e tornando-se agentes de mudança para uma matriz energética renovável no Brasil. Temos orgulho de fazer parte deste projeto compartilhado com a EDPR e o SENAI.”
O curso
A primeira edição do Keep it Local foi lançada em setembro e teve como foco o município de Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte. O programa ofereceu 25 bolsas de estudo, a 13 mulheres e 12 homens da região.
Os diplomas foram entregues nesta quinta-feira, numa cerimônia na Associação de Desenvolvimento Comunitário do Município de Caiçara do Rio do Vento, com a participação das autoridades locais, da Prefeita Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha e com representantes de ambas as empresas. A adesão e conclusão do curso teve 100% de aproveitamento.
“Esse projeto é uma ação concreta do legado social positivo que a Vestas e a EDP trazem para a região produtora de energia do Rio Grande do Norte, demonstrando uma clara preocupação não só com a atividade econômica, mas com a geração de riqueza no local, com a perspectiva de ocupação para pessoas locais”, diz Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação de Energias Renováveis (ISI-ER) e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para energias renováveis. A participação no projeto está alinhada, segundo ele, à perspectiva de fortalecer o parque industrial e o desenvolvimento de forma sustentável.
Sobre o Keep It Local
O Keep It Local teve a primeira edição mundial em Espanha, país sede da EDPR, com uma alta taxa de empregabilidade (1 em cada 3 estudantes conseguiu emprego a partir da iniciativa). O Brasil foi o país escolhido para a continuação do projeto, nas comunidades perto dos parques que estão em construção ou já em operação.
Em tradução literal, Keep it Local significa “Manter local” e abre perspectivas para a população participante vir a obter um local de trabalho próximo às zonas de origem. Ao mesmo tempo, posiciona uma comunidade como importante motor e dinamizadora da economia local.
A expectativa é aumentar a oferta de pessoas com formação para participação em futuras oportunidades de emprego do setor de energia, em expansão no Rio Grande do Norte e no Brasil, já que EDPR e Vestas se comprometem em incluir os estudantes nos processos de seleção dentro das próprias empresas.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados