Oferecimento:
logo
Divulgação
Example news

Opinião

18/08/2022

Disputa do Senado rouba protagonismo em campanha no RN

A ação de investigação judicial eleitoral apresentada por Carlos Eduardo (PDT) contra Rogério Marinho (PL) elevou de vez a temperatura neste início de campanha. A reação dos apoiadores rogeristas e, principalmente, dos 110 prefeitos que assinaram a nota de repúdio à denúncia está repercutindo em todas as rodas políticas. Mais ainda: com efeitos eleitorais ainda imprevisíveis para todos os lados. Para os próprios Carlos e Rogério, é claro, mas até para outros atores eleitorais, como os seus companheiros que disputam o governo, Fátima Bezerra (PT) e Fábio Dantas (SDD), respectivamente.

O fato em si e a repercussão gerada também demonstram o que já vinha sendo apontado por alguns observadores: o potencial da disputa para o Senado atrair mais a atenção dos políticos e eleitores do Rio Grande do Norte que a corrida para o Governo. Roubar a cena mesmo. Algo que raras vezes acontece em campanhas eleitorais, aqui no Estado e em outros lugares.

Os desdobramentos da ação movida pelo candidato a senador pelo PDT contra o adversário do PL, como já dito, ainda não podem ser medidos. Nem no campo jurídico, tampouco no eleitoral. Mas já indicam que o início morno pode fazer a campanha para o Governo do Estado ser relegada a segundo plano nos corações e mentes dos potiguares, abrindo o protagonismo para os dois principais postulantes ao Senado.

Propaganda para o Governo

Após reunião com partidos e candidatos na manhã desta quinta (18), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) confirmou as divisões de tempo do horário eleitoral gratuito, que começa na próxima semana (dia 26). Fábio Dantas, da coligação Mudar RN, terá o maior dos programas, com 4 minutos e 57 segundos. Em seguida, vem Fátima Bezerra (O Melhor Vai Começar), com 4 minutos e cinco segundos. Os demais não chegam a um minuto: Daniel Morais (PSOL/REDE) terá 30 segundos
e Clorisa Linhares (Frente da Mudança) vai dispor de 27 segundos. Styvenson Valentim (Podemos) confirmou ter aberto mão do seu espaço no guia eleitoral. 

Turma do sofá

Os outros quatro postulantes ao Governo ficam de fora do horário eleitoral por falta de representatividade de seus partidos no Congresso Nacional. Antonio Bento (PRTB), José Nazareno (PMN), Rosália Fernandes (PSTU) e Rodrigo Vieira (Democracia Cristã) nesta condição.

Propaganda para o Senado

A propaganda dos candidatos ao Senado no rádio e na TV terá sua maior fatia com Rogério Marinho (PL) — 2 minutos e 12 segundos. Carlos Eduardo ficará com 1 minuto e 43 segundos e Rafael Motta, com 29 segundos. Na sequência, vêm Geraldo Pinho (Podemos), com 15 segundos, e Freitas Júnior (Psol/Rede), com 12 segundos.

No controle remoto

Por seus partidos não terem atingido a cláusula de barreira, Dário Barbosa (PSTU), Marcelo Guerreiro (PRTB), Marcos do MLB (UP), Pastor Silvestre (PMN) e Shirlei Medeiros (Democracia Cristã) não poderão participar do guia eleitoral. 

“Efeito Paulo Wagner” 

O Major Brilhante vem despontando nas pesquisas como possível detentor de boa votação na nominata do PP para deputado federal. O jornalista Carlos Santos, sempre bem informado e com faro apurado na análise do cenário político do RN, projeta que o oficial da PM pode ser o “novo Paulo Wagner” na eleição para a Câmara dos Deputados. Uma referência ao então apresentador de TV, já falecido, que se elegeu pelo PV em 2010, atropelando os planos de Rosy de Sousa, irmã da então prefeita de Natal Micarla de Sousa, de ocupar uma cadeira em Brasília. 

Ameaça caseira

Pela observação sempre atenta do “Blog do Herzog”, assinado por Carlos Santos, com base nas pesquisas já divulgadas, Brilhante pode passar da condição de “esteira” a cotado efetivamente para ser deputado. Complicaria assim, no quadro atual, o cenário traçado pelo presidente progressista no Estado, o deputado federal Beto Rosado, que conta com os votos do correligionário, mas para renovar o seu mandato. Confira aqui a postagem de Carlos Santos sobre a questão - (inserir o link a seguir) https://blogcarlossantos.com.br/major-brilhante-pode-ser-o-paulo-wagner-na-vida-de-beto-rosado/

Bloco incompleto

O prefeito Álvaro Dias bota seu bloco na rua para as eleições. Nesta sexta (19), às 18 horas, comanda ato político na rua João Pessoa para promover as candidaturas de Rogério Marinho (PL) para o Senado e do filho Adjuto Dias (MDB) para deputado estadual. Por enquanto, nenhuma notícia se o palanque do prefeito vai comportar alguma candidatura ao Governo.

Candidato dos milhões

Até o início desta semana, praticamente nenhum potiguar tinha ouvido falar do empresário Alex dos Santos e de sua pretensão de se eleger deputado federal pelo PSC. A notoriedade veio com a notícia de que ele declarou ao TRE/RN um patrimônio superior a R$ 80 milhões. O 24º maior patrimônio dentre todos os candidatos do país.

“Esforço e trabalho” 

Diante do burburinho em torno da informação, Alex dos Santos fez chegar à imprensa que atribui sua riqueza ao binômio trabalho e honestidade. “Meu patrimônio foi conquistado com muito esforço e trabalho digno. É meu, é legal, é lícito e dele pago todos os impostos, por isso é motivo de orgulho para alguém que, como eu, começou de baixo e venceu na vida”, definiu ele. A conferir se o candidato vai conseguir repetir o sucesso nas urnas.

Cofre cheio

O candidato mais rico do Brasil nas eleições deste ano é o engenheiro e empresário Marcos Ermírio de Moraes. Herdeiro do grupo Votorantim e organizador do Rally dos Sertões, é o único bilionário dentre os que postulam mandato em outubro — no caso dele, a segunda suplência na chapa de Marconi Perillo ao Senado por Goiás. Marcos Ermírio de Moraes declarou ter mais de R$ 1,2 bilhão em patrimônio.

Videocast

Podcast