Oferecimento:
logo

Opinião

08/08/2022

De frestas e portas abertas

 

Há pessoas que nos abrem portas, outras abrem janelas e algumas, apenas frestas.

Às vezes, fico a observar as fotos e postagens em redes sociais e penso em quantas pessoas eu vejo e com quem gostaria de ter uma relação mais aproximada, mas a abertura concedida por elas não é suficiente para que eu entre de corpo inteiro, ocupando espaços e compartilhando momentos.

Às vezes, é uma amiga que compartilha um copo de açúcar, uma caixa de fósforo que acabou, um punhado de coentro e nada mais. Não nos convida a participar de um bolinho de aniversário, tampouco de suas alegrias.

Há também aquelas que interagem conosco nas redes sociais, concede até um “que linda, saudades”, mas não passa disso.

As trancadas de porta também se estendem ao âmbito familiar: algumas primas, das quais tanto gostamos, não nos deixam entrar na sua galeria de amizades próximas, não nos concedem o privilégio de virarmos amiga próxima, de “risadas e confidências”, dignas de depoimentos fofos e amorosos. Não importa o quanto demos o primeiro passo, que procuremos, que convidemos: para essas pessoas, seremos apenas um conhecido ou alguém com alguma utilidade.

Vejo, com frequência, uns dizeres bem clichês que afirmam algo do tipo: “Se precisa forçar, é porque não é do seu tamanho. Isso serve para anéis, sapatos, amizades, profissões e relacionamentos. ” Como digo sempre, há verdade nos clichês.

Não adianta, pois, tentarmos entrar forçosamente por aberturas estreitas de portas, que apenas foram entreabertas para nós. Eu gosto de portas escancaradas, de gente pra quem eu possa ligar dizendo “vou almoçar aí, viu? ”, “ei, bora ali comigo, quero comprar uma coisinha e não quero ir só” ou “me empresta aquela bolsa de festa”. E, mais que isso, gosto de gente que não fica esperando minha ligação parar de chamar para depois mandar uma mensagem amarela, dizendo “oi, diz aí”. Gosto de gente com as quais eu não preciso de um requerimento para poder ligar ou de ficar medindo palavras ou modalizando discursos. É como diz uma famosa frase de internet aí: se me quer em sua vida, coloque-me nela.

Videocast

Podcast