Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
42 profissionais e 11 veículos estão trabalhando na reconstrução da linha de transmissão entre Macau e Guamaré.

Polícia

01/03/2024

Criminosos furtam 400 mt de cabos e deixam cidade do RN quase 10h sem energia

O município de Guamaré (RN) ficou quase 10 horas sem energia elétrica após criminosos furtarem 400 metros de cabos de alta tensão (69.000 volts). De acordo com a Neoenergia Cosern, a cidade com cerca de 16 mil habitantes ficou sem energia durante quase 10 horas entre as 20h55 dessa quarta-feira (28) e as 6h46 desta quinta-feira (29).

O crime aconteceu na mesma linha de transmissão que também teve seis postes quebrados e 600 metros de cabos furtados próximos ao IFRN de Macau por volta das 22h da terça-feira (27). Desde então, uma geradora de energia eólica atendida em alta tensão na região está desconectada do sistema elétrico.

Com o furto de quarta-feira, subiu para sete o número de vezes que a mesma linha de transmissão com 25 quilômetros de extensão entre Macau e Guamaré sofreu com a ação dos criminosos em menos de 90 dias, deixando os moradores da região sem energia em residências, hospitais, escolas, delegacias, abastecimento de água, internet e outros serviços essenciais. A Neoenergia Cosern abriu um novo Boletim de Ocorrência e compartilhou as informações com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Desde as primeiras horas dessa quarta-feira, 42 profissionais e 11 veículos com estrutura para atividades de maior complexidade estão trabalhando na reconstrução da linha de transmissão entre Macau e Guamaré. O trabalho é delicado e exige cuidados de segurança redobrados, pois vários trechos de acesso à linha estão alagados em função das chuvas registradas na região nos últimos dias. A previsão de conclusão do trabalho é no final desta sexta-feira (1).

Videocast

Podcast