O Porto Indústria-Multipropósito Offshore do Rio Grande do Norte vai ser construído entre os municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte, no litoral norte. O empreendimento é necessário para a exploração da energia eólica offshore (no mar) e exportação de outros produtos, como o Hidrogênio Verde (H2V). A expectativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) é de iniciar as obras físicas em 2023.
O Estado deverá buscar investimentos de R$ 6 bilhões para a implantação do empreendimento sem oferecer um fundo garantidor às empresas interessadas em operá-lo.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec), Sílvio Torquato, o governo do RN já assinou protocolos de intenções com algumas empresas interessadas em investir no desenvolvimento do porto, como é o caso das chinesas Spic e CCCC, e da dinamarquesa Vestas. Torquato diz que oito empresas já fizeram pedido de licenciamento no IBAMA, interessadas em produzir energia offshore na área do porto multiuso. Elas poderão, por exemplo, ter seus aerogeradores produzidos na retroárea do novo terminal.
Com informações da TN
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados