Oferecimento:
logo
Defesa Civil/Divulgação
Example news
Iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o WhatsApp.

Tecnologia

16/11/2022

Com WhatsApp, Defesa Civil amplia plataformas de envio de alertas de desastres

Com o lançamento do envio de alertas de desastres pelo WhatsApp nesta semana, serviço inédito no mundo, a Defesa Civil Nacional amplia o número de plataformas que alertam a população sobre o risco de ocorrências em todo o Brasil. Antes, o cidadão já era avisado por Telegram, SMS, TV por assinatura e Google Alertas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o WhatsApp, plataforma de mensageria privada que pertence à Meta, e a Robbu, empresa especializada em soluções de automação de comunicações.

“Nós somos o primeiro país do mundo a fazer uma parceria em cima de uma responsabilidade social, que vai salvar muitas vidas no nosso país”, destaca o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.

O diretor comercial da Robbu, Francisco Dabus, reforça a importância da parceria como ação social, além de agilizar a comunicação para a população brasileira, especialmente por causa das dimensões continentais do País.

“Essa parceria tem um peso social extremamente importante e de uma amplitude nacional. Estamos muito contentes em poder contribuir com uma ação para salvar vidas. Sabemos das dificuldades e desafios que temos pelo fato de o Brasil ser um país continental. Com o uso de tecnologias, podemos diminuir a distância e otimizar a comunicação entre o poder público e a população brasileira”, ressalta.

Para receber alertas por WhatsApp

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa que, diante do elevado número de cadastros na ferramenta nos últimos dias para receber alertas da Defesa Civil Nacional via WhatsApp, foram verificados momentos de instabilidade no ato do cadastramento. As equipes técnicas envolvidas já estão trabalhando para solucionar essa questão e otimizar o uso da ferramenta.

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Videocast

Podcast