Oferecimento:
logo
Fábio Alcover
Example news
A peça tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry.

Arte

10/07/2023

Clowns de Shakespeare se apresentam gratuitamente com peça de teatro no RN

O grupo de teatro Clowns de Shakespeare, inicia, a partir deste mês de julho, a circulação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”. Além dele, o Facetas, Mutretas e Outras Histórias e Asavessa obra, também estão participando e a peça estreou nacionalmente em outubro de 2022, como parte da programação do Festival Campão Cultural em Campo Grande/MS, circulará por quatro cidades do Rio Grande do Norte (Ielmo Marinho, Canguaretama, Macaíba e João Câmara), com a realização de 2 apresentações com por município, com acesso gratuito, iniciando pelo município de Macaíba, nos dias 15 e 16 de julho.

A peça tem como ponto de partida as personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra Ubu Rei, de Alfred Jarry – Em 1888, o francês Alfred Jarry escreveu Ubu Rei, peça que trata de Pai Ubu e sua esposa, a Mãe Ubu, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: o que é bom tem que continuar! ” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos. Nesse novo ambiente, em meio à influencers e cachos de bananas, Pai Ubu e Mãe Ubu continuarão sua saga alucinada e insaciável pelo poder.

Assim como na obra original, a sátira política – centrada nessas personagens, mas presente no trabalho como um todo – pretende dialogar diretamente com o público, trazendo à cena temas como injustiças sociais e manipulação de informação. A pesquisa se deu a partir do trabalho de bufão, da música composta e executada pelo próprio elenco e da potência do teatro popular enquanto espaço coletivo de comunicação, troca e construção de pensamento crítico.

Fernando Yamamoto, diretor do grupo Clowns de Shakespeare destaca ainda a importância da circulação pelos municípios potiguares: “Esse projeto é recheado de significados especiais pra nós do Clowns, assim como do Facetas, e do Asavessa, acho que em primeiro lugar porque é um projeto que vai viabilizar finalmente a gente realizar o principal intuito que tivemos ao montar o espetáculo. Porque Ubu é uma obra que pode ser apresentada em qualquer lugar; ela é de muito fácil circulação, e a gente pensou com isso não só obviamente circular Brasil afora, como a gente tem conseguido circular, mas principalmente poder circular pelo interior do Rio Grande do Norte e levar teatro para onde nunca teve teatro antes ou para onde raramente o teatro vai.”

Videocast

Podcast