Em uma visita não divulgada e após ameaças da China, um avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes do país, Nancy Pelosi, chegou na manhã de hoje (2) a Taiwan.
A chegada de Pelosi foi considerada como uma violação a soberania chinesa. “Esta é uma violação grave do princípio de uma só China e das disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA. Tem um impacto severo na base política das relações China-EUA e infringe gravemente a soberania e a integridade territorial da China”, lamentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, em comunicado.
A diplomacia chinesa alegou que a visita de Pelosi ''mina gravemente a paz e a estabilidade''. Além disso, caças chineses sobrevoaram nas últimas horas o espaço aéreo do estreito de Taiwan, em sinal de protesto contra a viagem de Nancy Pelosi, conforme a imprensa internacional.
Pelosi chegou a Taiwan por volta das 22h30 no horário local. Amanhã (3), ela se reunirá com o governo da ilha e visitará o Parlamento local. Com a visita, ela se tornou a primeira representante do alto escalão do governo norte-americano a visitar Taiwan desde 1997, quando Newt Gingrich foi à ilha.
Com informações do G1
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados