Em julho, a Forbes Advisor anunciou o Brasil como o principal destino de ecoturismo do mundo, em sua recente classificação. No somatório das avaliações, o país alcançou uma pontuação final de 94,9, liderando a lista que incluía 50 nações. México e Austrália seguiram na sequência, ocupando o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
O Brasil se destaca por ser um líder em biodiversidade entre todos os locais avaliados. Com uma impressionante variedade de mais de 43.000 espécies de animais e plantas, o país abriga o Complexo de Conservação da Amazônia Central, voltado para a proteção de espécies ameaçadas de extinção.
A avaliação da revista considera diversos fatores, como a quantidade de espécies animais e vegetais presentes no país, a biodiversidade por quilômetro quadrado, a extensão de áreas protegidas e o número de Sítios do Patrimônio Natural da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O ranking também leva em consideração o desempenho ambiental, que é avaliado com base em critérios como a qualidade do ar e as emissões de CO2 per capita.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou o resultado e mencionou os esforços do governo federal para promover o desenvolvimento sustentável do setor.
"Esse reconhecimento reforça a percepção de que o Brasil está comprometido com a conservação da natureza, uma de nossas maiores virtudes. Essa é uma premissa essencial para transformar nossos recursos naturais em oportunidades de emprego e renda, por meio do uso sustentável do ambiente", declarou o ministro.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados