Oferecimento:
logo
Thinkstock
Example news
Segundo a psicóloga, o baby blues é uma condição transitória marcada por uma tristeza e sensação de incapacidade, que pode acontecer no período pós parto.

Saúde

29/05/2023

Baby blues e depressão pós-parto: Psicóloga Luma Praxedes explica diferenças

Momentos de choro e medo após ter um bebê é normal e até esperado. Segundo a psicóloga Luma Praxedes, no puerpério, há um período de adaptação entre mãe e bebê conhecido como baby blues. Por se tratar de uma situação de fragilidade emocional das mães, a circunstância pode ser confundida com a depressão pós-parto.

“A dúvida ocorre, principalmente, pela romantização do processo do parto e pós-parto, quando os receios e os sentimentos das mães são classificados como não naturais”, afirma Luma. A psicóloga pontua a necessidade de se entender a diferença entre o baby blues e a depressão pós-parto para, desta forma, oferecer o apoio e o tratamento adequados para as mulheres.

O baby blues, de acordo com a psicóloga, é uma condição transitória marcada por uma tristeza e sensação de incapacidade, que pode acontecer no período pós parto. Os sintomas são tristeza, choro fácil, ansiedade, sensibilidade aumentada, labilidade emocional, tendência a se culpar, sensação de incapacidade de cuidar do bebê, distúrbios do sono e falta de apetite, que podem aparecer de 2 a 3 dias após o nascimento do bebê, e pode durar de 15 a 20 dias.

Ainda segundo Luma, o baby blues tem como fator desencadeante a desregulação hormonal que acontece no pós parto, mas alguns fatores são considerados de risco para essa condição, são eles: falta de rede de apoio, conflitos conjugais, violência doméstica, instabilidade financeira, ter uma gestação de risco, ser mãe solo, complicações no parto ou pós-parto e parto prematuro também pode aumentar o risco de baby blues.

Mulheres que desenvolvem baby blues, explica Luma, precisam ter um olhar atento para os sintomas e sua duração, pois se muito prolongados, é necessário fazer uma avaliação para o diagnóstico de uma possível depressão pós parto.

A maioria das pessoas acredita que a diferença consiste apenas na duração dos sintomas, mas a intensidade também pode ser um diferencial. Se tratando de baby blues, os sintomas começam a se atenuar após 15 ou 20 dias, já a depressão pós parto pode causar sentimento de desesperança e até falta de vontade de viver.

Uma mãe que sofre de baby blues provavelmente conseguirá manter sua rotina diária, até mesmo de cuidados com os filhos, enquanto uma mãe em processo de depressão pós-parto dificilmente conseguirá seguir seus hábitos cotidianos. Outro ponto é que o baby blues costuma durar cerca de 15 dias, já a depressão pós-parto pode se prolongar por meses.

Videocast

Podcast