Oferecimento:
logo
Wikipedia
Example news
Decisão por liberação ocorre após conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Educação

07/10/2022

Após denúncias, MEC recua e anuncia que vai liberar orçamento de universidades e institutos federais

O ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou hoje (7), em vídeo publicado em seu Instagram, que irá liberar o orçamento das universidades e institutos federais.  A decisão acontece um dia após forte pressão de reitores e estudantes, e de denúncia da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) quanto ao bloqueio de R$ 328 milhões, nas verbas já previstas para este ano.

No vídeo, Godoy não esclarece se os valores liberados serão totais ou parciais, apenas afirma que: "O limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e a Capes". Ontem, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) afirmou que instituições não teriam dinheiro para pagar contas básicas caso o MEC insistisse no bloqueio''.

O bloqueio no orçamento ocorreu dois dias antes do 1º turno das eleições e foi assinado pelo Ministério da Economia, em que Paulo Guedes é o titular da pasta, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Segundo Godoy, antes de recuar e liberar o orçamento, o ministro conversou com Guedes, que de acordo com ele, foi sensível ao assunto.

Confira o anúncio abaixo:

Videocast

Podcast