A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou, por meio de um ofício curricular, que não terá condições para realizar os pagamentos de auxílios estudantis, diárias, passagens, taxas de inscrição em eventos e reembolsos. O motivo deve-se a um novo bloqueio orçamentário anunciado pelo governo federal.
Segundo a instituição, os pagamentos, previstos para esta semana, de fornecedores de bolsas e de auxílios não têm mais data para acontecer. A situação afeta até a quitação dos salários dos trabalhadores terceirizados, cerca de 1.500 pessoas.
Corte
Verba das universidades federais de todo o Brasil sofreu um contingenciamento, no dia 28 de novembro, da parte ainda não empenhada, ou seja, dos recursos que ainda não estavam comprometidos com as obrigações de pagamento. No caso da UFRN, o corte tinha sido de R$ 3,8 milhões.
Ao meio-dia de 1° de dezembro, os limites de empenho foram restabelecidos. Entretanto, no início da noite do mesmo dia, foi realizado uma nova restrição dos recursos, com um bloqueio do orçamento. No caso da UFRN, o montante foi de aproximadamente R$ 5,5 milhões.
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados