Há dois pleitos a Justiça Eleitoral faz o uso do Pardal, aplicativo que possibilita ao cidadão denunciar irregularidades cometidas por candidatos durante as eleições diretamente à Corte. O aplicativo funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar outras práticas proibidas pela legislação eleitoral tais como compra de votos; abuso de poder econômico; abuso de poder político e uso da máquina pública para fins eleitorais; e uso indevido dos meios de comunicação social.
A juíza eleitoral e presidente do Comitê Gestor do Pardal, Adriana Magalhães, explicou, em entrevista ao Jornal 91, que não é possível fazer denúncias anônimas, mas que existe a possibilidade de solicitar o sigilo das informações na última etapa do processo de registro da denúncia.
Ainda de acordo com Adriana, no pleito de 2020, a cidade que mais gerou denúncia no aplicativo foi Natal, seguida por Mossoró, e algumas denúncias pontuais no interior do estado, como em Currais Novos e Ielmo Marinho.
Após a denúncia, o aplicativo passa a notificar cada ação do processo ao denunciante.
O aplicativo Pardal está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.
Confira a entrevista completa:
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados