Oferecimento:
logo
Reprodução
Example news
Wlademir Capistrano, advogado e ex-juiz eleitoral, fala sobre a resistência das instituições diante dos ataques de Bolsonaro .

Eleições

01/08/2022

“Apesar de todos os ataques nossa democracia está resistindo”, diz ex-juiz eleitoral

O advogado e ex-juiz eleitoral Wlademir Capistrano está convicto de que as eleições deste ano vão acontecer, mesmo com as inúmeras ameaças feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

“Apesar de todos os ataques que nossa democracia está sofrendo, ela está resistindo”, argumentou ele, em entrevista ao Jornal 91.

Wlademir lembra que no pleito de 2020, no auge da pandemia, muitos tentaram barrar as eleições e prorrogar mandato, contudo a Justiça Eleitoral e Congresso Nacional se mantiveram firmes e mudaram apenas a data.

“Aquela ocasião foi um sinal muito forte de que apesar de todos os percalços, a nossa democracia tem resistido”, disse.

Sobre o calendário eleitoral, o ex-juiz lembrou que os partidos têm até o dia 15 deste mês para realizar suas convenções, onde serão oficializadas as candidaturas. Para ele, a corrida eleitoral começa efetivamente a partir do dia 16, quando as siglas devem formalizar os candidatos frente à Justiça Eleitoral.

Capistrano lembrou ainda que os candidatos podem continuar se apresentando ao público e apresentando suas propostas depois das convenções partidárias, que tiveram início no dia 20 de julho. Contudo, só podem pedir votos explicitamente a partir de 16 de agosto.

Veja a entrevista completa:

Videocast

Podcast