O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, discursou em um evento sobre o momento instável que vive a democracia brasileira, na manhã de hoje (29). O encontro reuniu representantes de 26 países que acompanharão as eleições deste ano.
Durante o discurso, o ministro frisou que tem trabalhado para garantir um pleito seguro e com liberdade do voto.
“Democracia é para quem acredita na redução das desigualdades, nas garantias de todos os brasileiros. A Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia será assegurado de maneira segura e confiável. A democracia brasileira vive o maior período de instabilidade democrática da República. O TSE tomou inúmeras e importantes medidas para garantir que o eleitor tenha absoluta tranquilidade”.
O ministro ainda ressaltou que, para haver “verdadeira democracia, há necessidade de plena segurança e liberdade no exercício de voto de cada eleitor”. Salientou ainda que “é necessário afastar qualquer possibilidade de violência ou desrespeito ao sigilo do voto”.
Moraes repetiu que o Brasil é uma das quatro maiores democracias do mundo e “a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia”.
Ao lado de Moraes estavam a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e o chefe da Missão de Observação da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore), Lorenzo Córdova.
Com informações do portal Metrópoles
©2022 Dido Informação com Opinião. Todos os direitos reservados