Oferecimento:
logo
TSE
Example news

Opinião

13/09/2022

A hora da definição do voto

A campanha entra em seu momento decisivo.

A 20 dias dos brasileiros irem às urnas, é crescente o estresse entre os candidatos e seus comitês. 

Pesquisas, por exemplo, são acompanhadas com redobrada atenção, sobretudo as internas, para quem consegue fazer a fim de balizar suas estratégias.

As pesquisas registradas na Justiça Eleitoral e que são divulgadas em veículos de comunicação provocam calafrios em quem aparece em posição desfavorável. Quer se queira ou não, elas acabam formando o imaginário e influenciando em muitos votos. Em casos extremos, até afetam os resultados das urnas, seja por vitória, derrota ou levando o pleito para o segundo turno.

Fato é que as últimas semanas de campanha servem para o eleitor consolidar sua decisão, escolhendo seus candidatos em definitivo ou, por outra, optando por se abster ou mesmo cravando um nulo como posição individual. O certo é que quem ainda estava alheio ao processo eleitoral deixa de ficar indiferente nesse período que antecede a abertura das urnas.

Não por acaso, o índice de indecisos já vem caindo nas sondagens feitas pelos institutos de pesquisa. Faz parte do processo. Nos levantamentos acerca das eleições majoritárias — para presidente da República, governador e senador —, o volume dos que ainda não fecharam suas escolhas já é diminuto. Para o pleito proporcional, por outro lado, a quantidade dos indecisos ainda é grande.

Há explicação para essa disparidade entre os indefinidos. É que a eleição majoritária sempre canaliza as maiores atenções, tanto por representar a disputa pelos cargos mais importantes quanto por ter menos candidatos. 

Na eleição proporcional é o contrário, sobretudo na quantidade dos postulantes. Somente no Rio Grande do Norte, são 320 pretendentes às 24 vagas disponíveis de deputado estadual, e 187 às oito de deputado federal.

A sorte de todos está lançada há um bom tempo. Não apenas desde o início oficial da campanha, há cerca de um mês. Mas agora é que os destinos serão selados para valer. O eleitor já chega ao dia 2 de outubro convencido dos números que vai teclar.

Videocast

Podcast